Fotografia 1

O futebol na Suécia já foi dominado pelo IFK Goteborg (18 títulos), o IFK Norrköping (13) também é um histórico e a última vez que foi campeão foi em 2015. O Djurgårdens e o AIK têm também muita tradição com 12 campeonatos ganhos cada um (inclusive o Djurgårdens foi à meia-final da Liga Conferência da temporada 2024/25). E claro o grande dominador sueco dos últimos anos, o Malmö FF com 24 campeonatos, e o grande favorito ao título no início de cada campeonato.

Mais de 10 clubes já foram campeões na Suécia e muitos mais foram às competições europeias, por isso qual a probabilidade do campeão de 2025 ser um clube que nunca foi campeão e muito menos disputou competições da UEFA? Ainda por cima a Suécia tem reconhecidamente estádios com condições muito modernas e com capacidade acima dos 20.000 espetadores e o estádio do futuro campeão, Strandvallen, tem lotação para 7.500 espetadores e só este ano tem tido uma média de adeptos por jogo acima dos 5.000, numa cidade que tem cerca de 1000 pessoas!

O Mjällby é assim um campeão a todos os níveis surpreendente, longe das grandes cidades suecas, orçamento muito menor comparado com o Malmö FF mas o futebol é belo porque de vez em quando aparecem estas histórias de cinderelas, tal como o Leicester em 2016.
Foto dn.se

Fotografia 2

Fundado a 1 de abril de 1939 pela fusão entre Listers IF e Hälleviks IF, o Mjällby AI tem o seu estádio em Hällevik, uma pequena localidade na península de Listerlandet, município de Sölvesborg, sul da Suécia. A região combina um litoral recortado, ilhas, florestas e pequenas comunidades costeiras onde a pesca e o turismo de verão marcam a economia local.
Foto Divulgação Mjallby
Fotografia 3

O Strandvallen é um estádio localizado a poucos metros do Mar Báltico. Inaugurado oficialmente na década de 1950 e modernizado ao longo do tempo, tem capacidade para cerca de 7.500 espetadores, e com o sucesso desta temporada, a média de espetadores tem subido para valores acima dos 5.000.
Foto AP
Fotografia 4

Dia 20 de Outubro poderá assim ser um dia histórico para este clube do sul da Suécia, com a deslocação ao estádio do IFK Goteborg. Mas até poderá entrar no Gamla Ullevi já campeões, basta o Hammarby no dia anterior não vencer o AIK.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *